• Sthefane Torres

Você sabe como funciona o Content ID?


Diariamente, milhões de vídeos são enviados para os servidores do  Youtube  e o responsável por avaliar se eles estão ou não dentro das regras de  copyright  é o Content ID. Esta ferramenta foi criada pelo Google  para realizar a análise das produções e garantir que obras audiovisuais sejam protegidas por direitos autorais. Em poucas palavras, o sistema compara inúmeros trechos de conteúdo distribuído com o que está sendo compartilhado na rede para encontrar cópias ilegais. 

Você precisa ficar atento a este processo pois muitas vezes o artista pequeno ou independente produz vídeos cover, lives, registram shows com músicas de artistas grandes e famosos e publicam em suas contas no Youtube. Saiba que fazendo isso você está passando pela criteriosa avaliação do Content ID  que funciona como um verdadeiro rastreamento de informações na rede.

O que acontece se meu conteúdo for rastreado?


O processo é bem simples. Quando é encontrada uma semelhança de conteúdo compartilhado com vídeos do banco de dados do sistema, o detentor dos direitos é notificado para decidir o que será feito. Nos casos onde houver uma reivindicação de Content ID  e o produtor do conteúdo não concordar, pode ocorrer uma disputa com arbitragem feita pelo próprio Youtube.  Este processo facilita muito e evita casos de disputas judiciais.


Os detentores dos direitos autorais têm a liberdade de decidir e podem tomar algumas medidas como bloquear o vídeo, deixá-lo indisponível, compartilhar a monetização ou, ainda, rastrea-lo para obter as estatísticas de visualizações sendo computadas apenas para ele, enquanto detentor da obra. No entanto, as políticas podem ser diferentes ao redor do mundo. Você pode, por exemplo, ter um vídeo bloqueado no Brasil mas monetizado na Europa. As decisões ficam a cargo do responsável pela obra e você ao publicar um vídeo, precisará se submeter a esta avaliação.



Para quem se destina o Content ID


Engana-se quem pensa que são apenas as gravadoras ou grandes artistas que podem se beneficiar com o Content ID.  Os pequenos produtores de conteúdo, artistas independentes, distribuidoras digitais também podem se proteger  através do sistema e garantir o devido uso de suas obras. Portanto, certifique-se, sempre, de ter seu conteúdo gerenciado no Youtube pela sua distribuidora ou editora musical. Fale com a iMusics


Uma boa notícia é que o Google vem de tempos em tempos modificando as regras e aperfeiçoando os processos do Content ID para que os produtores de conteúdo e os detentores dos direitos autorais consigam usar a maior plataformas de vídeos do planeta, e veículo de extrema importância para o músico, de maneira mais rápida e eficiente.  

Em breve mais conteúdo sobre Direitos Autorais no Youtube.

9 visualizações
® 2020 Todos os direitos reservados
logo_imusics_300px_branco.png