• Sthefane Torres

Guia do músico para usar as mídias sociais e as plataformas de streaming.



Se você é um músico ou artista independente nós separamos algumas dicas de como aproveitar melhor os recursos das mídias sociais e de algumas plataformas de streaming para alavancar a sua carreira musical. Caia direto no universo das redes sociais e depois conte pra gente qual dica funcionou melhor para você!



Reprodução: GIPHY



Instagram


A plataforma social mais popular sofreu um aumento meteórico. Uma das melhores maneiras de usar o Instagram é se emular com pessoas que já sabem usá-lo bem. Então aí vão algumas dicas para obter um melhor engajamento em suas publicações!

Ao publicar fotos, escolha pelo menos duas hashtags, pois é assim que as fotos são encontradas. Reserve um tempo para selecionar hashtags populares que as pessoas procuram e também crie suas próprias hashtags. Além disto, você também deve adicionar legendas às suas fotos antes de postar. Seja seletivo sobre o que você publica nas redes sociais. O ideal é você contar uma história condizente com cada canal social para fazer com que as pessoas se juntem a você e não se cansem das postagens iguais em todos os canais.


Reprodução: GIPHY


DICA: Faça mais stories do que publicações normais, pois elas geram mais visualizações e engajamento dos usuários. 


Twitter


Embora muitos artistas não estejam se engajando no Twitter, manter um perfil ativo nesta rede pode te ajudar a se manter informado e conectado. Jornalistas e blogueiros de música ainda o utilizam ativamente; portanto, se você quiser se conectar a eles, essa é a plataforma para que isso aconteça. Todas as pessoas com quem você interage na vida real devem ser seguidas no Twitter (amigos, músicos, blogueiros, produtores, clubes etc). Aumente seus seguidores seguindo pessoas qualificadas e muitos o seguirão de volta. 


Para manter seu perfil ativo com os Tweets, use alguma ferramenta de agendamento de publicações como o MLabs. Em apenas uma hora, você pode agendar algumas semanas em tweets. Varie os tópicos sobre os quais você tweeta, desde as notícias de carreira (que não devem exceder 20% da sua produção) até os seus interesses, paixões, hobbies e opiniões musicais. Notícias, política, esportes ou cultura são ótimos tópicos para compartilhar para se envolver e se conectar.



Reprodução: GIPHY


DICA: Procure por artistas com sons semelhantes e siga os seus seguidores, pois há uma alta probabilidade de que eles também gostem da sua música.


Facebook


Pay-to-play é a realidade no Facebook para uma página obter qualquer exposição real. Sugerimos que você inclua um orçamento de anúncio em seus planos de marketing de tempos em tempos, mas tenha metas em vigor antes de fazê-lo. É importante você ter uma página bem preenchida com o seu trabalho e com atualizações frequentes mostrando que você é um artista ativo.



Reprodução: GIPHY


DICA: Invista na sua identidade visual, muitas vezes a impressão visual é um indicativo de qualidade musical. Verifique se sua página possui um banner de capa de qualidade profissional, atraente e que represente a sua essência musical.


Youtube


O YouTube é o primeiro lugar em que milhões de pessoas procuram músicas hoje em dia ainda. É uma plataforma poderosa onde os artistas estão sendo descobertos de uma maneira inédita. Qualquer artista que queira aumentar a sua exposição, é essencial ter um canal com aparência profissional e uma imagem de capa que esteja vinculada às suas redes sociais para que as pessoas possam se conectar com todas as suas plataformas. 


Reprodução: GIPHY


DICA: Crie categorias para agrupar seus vídeos para facilitar a visualização, como “Bastidores”, “Clipes oficiais” e “Apresentações ao vivo”. Além disso, destaque um videoclipe oficial no local em destaque no topo.

Muitas vezes vemos músicos deixando seu nome de artista no título do vídeo, o que é terrível para os mecanismos de pesquisa. Crie uma lista de tags. Certifique-se de incluir palavras-chave no início dos campos de suas tags. Use adjetivos que descrevam sua música e artistas semelhantes também como palavras-chave, que serão exibidas na seção “vídeos relacionados” após a visualização dos vídeos. Muitas vezes, vemos as seções de descrição deixadas em branco. Isso é crucial porque informa ao espectador o que ele está assistindo e fornece links para outro conteúdo que você possui, como seu site e redes sociais.



Fornecedor de serviços digitais – DSPs ou Plataformas de Streaming


Provedor de serviços digitais ou DSP é outro termo para serviços de streaming de música ou simplesmente lojas de música. Você não pode criar um plano de marketing eficaz sem ter um conhecimento prático das plataformas e isto inclui saber como direcionar seus fãs e seguidores para o Spotify, por exemplo, e ser incluído nas playlists.


Aqui estão alguns DSP’s para você se familiarizar, mas lembre-se de que existem mais de 70 DSPs.


Spotify


Depois que a sua distribuidora de escolha lançar suas novas músicas para o Spotify, você poderá reivindicar e verificar seu perfil no Spotify com o “Spotify for Artists”. Esta ferramenta fantástica é gratuita e permite que você analise os dados dos seus ouvintes. Faça listas de reprodução e mantenha sua foto e sua biografia atualizadas. É crucial que você entenda o básico do Spotify e saiba como ele pode ajudá-lo. Use e abuse da excelente sequência de vídeos que eles criaram para guiá-lo principalmente no “Spotify for Artists”.


DICA: Escolha uma distribuidora que vá lutar pela sua música e que tenha contato direto com os curadores das playlists nas plataformas. Assim as suas músicas passam a serem consideradas nas listas de reprodução oficiais do Spotify. Na iMusics você conta com este serviço de forma gratuita! Clica aqui que te explicamos melhor. Logo após realizar a distribuição, crie seu perfil no Spotify For Artists aqui


Apple Music


Recentemente a Apple também lançou a sua ferramenta de desempenho, a “Apple Music For Artists”, lançada em agosto de 2019. Agora você pode visualizar rapidamente o desempenho geral da sua música, identificar marcos e os melhores recordes de ouvintes, expandir seu entendimento com detalhes das tendências ao longo do tempo, descobrir quais músicas são sendo mais buscada no Shazam (a Apple é dona do Shazam) e descobrir quantas pessoas estão ouvindo sua música ao longo do tempo em mais de 100 países. Além disso, agora você pode atualizar sua foto de perfil através do mesmo portal.


DICA: Distribua a sua música pela iMusics e logo depois inscreva-se no Apple Music For Artists aqui.


Bandcamp


Embora o Bandcamp seja, em essência, uma solução de comércio eletrônico direta para os fãs, também é uma vasta comunidade de fãs que entende que pagar artistas diretamente é a melhor maneira de apoia-los. Recursos de descoberta como contas de fãs, feed de música e recomendações de artistas podem levar a sua música a novos fãs e potencialmente gerar vendas. 


DICA: O Bandcamp também possui recursos de coleta de e-mail e um serviço de assinatura (como o Patreon), para que você possa aumentar sua lista de e-mails e ganhar dinheiro.

Na iMusics você distribui sua música de graça para mais de 50 plataformas no mundo! Clica aqui que te explicamos melhor!

9 visualizações
® 2020 Todos os direitos reservados
logo_imusics_300px_branco.png