• Sthefane Torres

Editora Musical – será que ela pode te ajudar?

Responsável por cadastrar, promover, recolher e distribuir aos autores a receita das obras, entenda neste artigo a importância de uma editora musical.


Vamos começar entendendo o papel de uma editora musical: acima de tudo ela tem o dever de cuidar e divulgar as suas obras musicais. Ela é a responsável por  cadastrar, promover, recolher e distribuir aos autores a receita das obras  que ela representa. E dentro deste processo, acompanha os repasses de direitos autorais junto ao ECAD.


Os compositores geralmente cedem os direitos patrimoniais à editora para que ela faça o trabalho de registro e divulgação das composições. O objetivo é que  estas obras sejam gravadas por artistas e, eventualmente, utilizadas em filmes, novelas, jogos, etc. Quando essas obras são gravadas as editoras arrecadam os valores de venda nas mídias e repassam aos compositores, ficando com um percentual por isto.



Por que é importante contratar uma editora?


Ser representado por uma editora garante ao artista segurança na gestão de suas obras  e consequentemente maior monetização. A gestão da sua obra será realizada por esta empresa e você pode concentrar os esforços enquanto artista ou banda para composições e as atividades artísticas. Se uma obra não for gerenciada da maneira correta, significa que você está perdendo dinheiro.


Além disso, uma editora: 


  • Negocia valores de liberações para que  sua obra seja gravada por outros artistas, ou usada para qualquer outro fim na indústria fonográfica;

  • Notifica artistas que gravaram e/ou publicaram a sua obra sem autorização;

  • Emite a liberação para que a música seja  executada publicamente;

  • Monitora os devidos  pagamentos junto ao Ecad.



Mas quais são os critérios na hora de escolher uma editora?


  • Tempo de contrato: a maioria tem um contrato padrão vitalício e, após a morte do autor ele ainda é válido por 70 anos. Procure editoras com opções mais flexíveis de contrato; 

  • Divulgação apropriada do catálogo: você vai querer que a sua música seja exibida de forma que seja facilmente encontrada e divulgada. Analise o banco de obras das editoras e verifique se ela tem filtros que ajudam a sua música a ser encontrada facilmente;

  • Parceria com grandes consumidoras de catálogo: algumas editoras já tem parceiros que sempre precisam adquirir músicas (como Netflix, por exemplo); 

  • Apoio jurídico: busque uma empresa que se preocupe em oferecer especialistas você pode precisar em questões de disputa, por exemplo. 


Como funciona a editora iMusics?


  • A editora iMusics é a primeira editora 100% digital do Brasil. Você disponibiliza as suas obras para edição online de forma rápida e segura; 

  • Livre de contratos abusivos! Não trabalhamos com a cláusula padrão do mercado em que você não pode mudar de editora nunca mais, na iMusics você pode mudar de editora se estiver descontente depois de 2 anos. Esses 2 anos são importantes para fazermos um papel de divulgação para que algum artista escolha gravar a sua música e esta música seja utilizada em algum filme, série, jogo, etc.  

  • Temos um corpo jurídico especializado com o dever de cuidar da sua propriedade intelectual. 

  • Temos contato direto com grandes consumidoras de música para sincronização o que aumentam as chances de a sua música ser cotada para um filme ou série, por exemplo.

  • Contato direto com grandes artistas em busca de novas obras para gravar. Já pensou ter a sua música gravada por algum ícone da música brasileira? 


Se você faz ou trabalha com música, o ainda está pensando em entrar neste universo é importante que avalie, conheça, estude e certifique-se do trabalho das editoras musicais. Elas são importantes aliadas tanto para a monetização quanto para o controle de obras e fonogramas.

8 visualizações
® 2020 Todos os direitos reservados
logo_imusics_300px_branco.png