• Sthefane Torres

Como continuar vivendo de música em tempos de Coronavirus?



Sabemos que isolamento é essencial neste momento e que inclusive foi decretado pela maioria dos estados e países. No entanto, como continuar sendo produtivo e vivendo de música neste momento tão crítico? Já sabemos que os shows e eventos, mesmo os menores em bares e restaurantes até os grandes festivais foram cancelados. Isto afeta enormemente a renda dos músicos que recebem por execução pública, impacta o recolhimento do ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) e, consequentemente, impacta no recolhimento e distribuição dos direitos autorais e direitos conexos.


Reprodução: TENOR


embora seja um cenário incerto, isto não é o fim do mundo! Estamos em um momento em que as pessoas confinadas estão consumindo cada vez mais entretenimento através do streaming; estamos falando em vídeos, filmes, e inclusive músicas disponíveis nas plataformas digitais. Sendo assim, agora vamos dar Sete Dicas de como superar a crise do coronavírus no mundo da música. Mas antes de continuar, aproveita pra lavar as mãos



Primeira Dica


Distribua as suas músicas nas plataformas digitais. Se você está com algum trabalho sem lançar ainda ou está buscando uma distribuidora melhor, o momento é agora. A busca por músicas e vídeos aumentou muito com o isolamento das pessoas, e se você estiver no Spotify, Deezer, YouTube e outros, todo mundo poderá ouvir sua música de suas casas. Na iMusics, nos próximos 60 dias, se você distribuir a sua música vamos te dar de graça o site premium em que você pode divulgar o seu trabalho com um aspecto profissional. Ao distribuir as suas músicas e vídeos também vamos buscar playlists para tentar colocar você em algumas paradas musicais e assim você poder ganhar mais ouvintes, plays e consequentemente, mais dinheiro. 



Reprodução: GIPHY



Segunda Dica


Já que você está em isolamento que tal pegar aquelas músicas que você começou a criar e finaliza-las? É tempo de produção! Se você tem a inspiração e tem tempo para ficar em casa a melhor pedida é produzir, produzir e produzir. Quantas vezes você já pensou que queria ter mais tempo pra trabalhar nas suas obras mas não tinha como com a vida corrida? Agora você pode focar estando em casa e, quanto mais material pronto você tiver, mais material para distribuir você vai ter e maiores serão as chances de você ganhar mais dinheiro. 



Reprodução: GIPHY



Terceira dica


Divulgue o seu trabalho nas redes sociais, inclusive no WhatsApp. Agora é o momento de mandar um salve pra aqueles seus amigos que estão em isolamento também, mande um “segue aí a minha música, me diga o que você achou, coloque aí pra quem está com você em isolamento! Escute, dance, cante e vamos afastar as energias negativas agora com música”. Ninguém vai achar ruim se você começar a divulgar a sua música pois o pessoal está ávido por conteúdos novos e se você é músico, você tem esse poder de preencher espaços, preencher o tempo, preencher as mentes das pessoas que estão em casa de uma maneira muito melhor do que só ver o noticiário. 


Reprodução: GIPHY



Quarta dica


Tente compor músicas que tenham a ver com o contexto atual, trazendo mensagens positivas. Quando John Lennon compôs a música “Imagine” em plena Guerra Fria, ela se transformou em um grande símbolo em função da paz, ela acabou se tornando um hino. Porque não escrever, compor músicas com mensagens que possam sim nesse momento refletir algum espírito de ânimo, algum espírito de superação, algum espírito de que as coisas vão dar certo e de que tudo vai passar? “Imagine all the people sharing all the world”.


Reprodução: GIPHY



Quinta dica


Treine bastante o seu instrumento. Agora é o momento que você pode aperfeiçoar ou testar novas técnicas. Aproveite para gravar e enviar para aquele parceiro da banda que pode também gravar algo em cima. Este é um momento introspectivo, em que você tem tempo, utilize esse tempo ao seu favor para se tornar um músico melhor. 


Reprodução: GIPHY



Sexta dica 


Se você aproveitou bem a dica 1 e distribuiu com a iMusics, você já ganhou um site grátis e pode montar finalmente aquele site lindo, com suas melhores fotos, com todos os links das suas redes sociais, das suas plataformas digitais, com uma imagem profissional, organizada e uma url só sua. Use esse site da melhor forma possível divulgando os seus trabalhos, divulgando algumas sessões de músicas on-line e continue trabalhando para  ter cada vez mais conteúdo. 


Reprodução: TENOR


Sétima dica


Você já ouviu ou assistiu a alguma performance online ao vivo? Muitos artistas estão usando inclusive o Instagram para fazer a suas apresentações ao vivo e essa é uma boa dica pra você manter a sua base de de fãs ativa nesse momento. Aproveite e grave essas sessões ao vivo e distribua também no YouTube, porque o YouTube já aumentou em muito o seu tráfego e inclusive em alguns países eles tiveram que baixar a qualidade dos vídeos pra acompanhar a demanda voraz de usuários por entretenimento em casa. Então, coloque o seu vídeo também no YouTube. A iMusics também faz esse trabalho de distribuição e gerenciamento de royalties no YouTube para você.


Reprodução: GIPHY



Espero que tenham gostado das dicas e que possamos juntos superar essa fase de incertezas e inseguranças com muita música e esperança. 

“You may say, I’m a dreamer But I’m not the only one I hope someday you’ll join us And the world will be as one”
20 visualizações
® 2020 Todos os direitos reservados
logo_imusics_300px_branco.png