• Sthefane Torres

Boas práticas para o seu lançamento



O lançamento de uma música é sempre uma grande preocupação para o artista independente e é perfeitamente compreensível, afinal, lançar uma música do jeito certo é o primeiro passo para alcançar o sucesso e mudar os rumos da sua carreira musical.


Importante salientar que as estratégias de lançamento começam muito antes de fazer a distribuição digital da música. Independentemente do estilo musical onde esteja inserido, é muito importante estudar o mercado, o público-alvo, sonoridades, trends, para que seu lançamento tenha relevância na cena atual. A estratégia por trás do lançamento em si deve começar respondendo à duas simples perguntas: com atrair novos ouvintes de maneira que eles façam downloads e salvem sua música? Como se aproximar do público que você já tem? A maneira como o público reage ao seu lançamento traçará o caminho da sua música e te ajudará a dar um salto em sua carreira.


Se pudermos te dar algumas dicas para seu planejamento, destacamos estas a seguir. Executando esses passos ou parte deles, você aumenta (e muito) o resultado do seu trabalho.  



Defina bem data de seu lançamento


Conforme falamos acima, estudar e entender o mercado onde está inserido fará toda diferença nos seus resultados. Estudar o mercado significa que você deve estar atento a tudo o que está rolando na cena. O que o seu público-alvo está consumindo atualmente, quais seus hábitos, quais os meios de comunicação utilizam, onde estão procurando as novidades, quais artistas eles estão ouvindo e o que estes artistas estão fazendo na promoção de seus respectivos trabalhos. Lembre-se de que toda boa estratégia contempla um bom estudo de concorrência.


Com todas essas informações em mãos você pode começar a definir alguns pontos importantes do seu lançamento:  


  • mensagem/conceito de artista: o que você quer transmitir com sua música enquanto artista? Defina e persiga esta mensagem em todas as táticas de divulgação  

  • data do lançamento: com o estudo de mercado você vai conseguir definir qual o melhor momento para isso acontecer  



Trabalhe no pré-lançamento


Esta fase serve para aquecer seu público e criar expectativa para a música que será lançada, portanto de extrema importância dentro da estratégia. Se você lançar um álbum pode ainda liberar uma faixa antecipadamente para quem realizar um cadastro ou seguir seu perfil nas plataformas.  


Você também pode divulgar o áudio no Youtube antes do lançamento oficial e já ir sentindo a resposta do público e preparando-o para que ouça sua música nas plataformas.

O Youtube é uma ferramenta importante na sua estratégia pois, por ser 100% gratuita, atinge um número realmente grande de usuários e pode gerar muitos compartilhamentos pois também é visual. Use e abuse desta plataforma!   



Playlists


Ter sua música em uma playlist é um dos melhores jeitos de promover seu som para novos fãs. Elas funcionam como rádios online e muita gente prefere ouvir uma playlist de gênero ou mood ao invés de fazer a busca por músicas dentro da plataforma. Ou seja, ter suas músicas em playlists fará com que mais gente te conheça, se torne um fã e ainda amplia o número de plays do seu som.  As playlists oficiais das plataformas de streaming podem ser de curadoria ou de algoritmo. E o que isso significa?   Playlists de curadoria são consolidadas por uma equipe especializada que ouve e seleciona as músicas que entrarão nas listas oficiais da plataforma. E como esse processo ocorre? A equipe recebe informações da música a ser lançada antecipadamente e o envio desses dados é chamado de pitching. Dependendo da plataforma essas informações podem ser enviadas diretamente pelo artista. Mas para todos os casos, empresas, como a iMusics, oferecem esse serviço. Busque por essa informação antes de escolher sua distribuidora. 

Além das playlists de curadoria, as plataformas ainda promovem as playlists de algoritmo, que são formatadas levando em consideração a sua atividade dentro de cada app, desde a interação do seu público com a sua música ou perfil até demais atividades de outros usuários com seu som.


Promover e impulsionar a sua atividade dentro das plataformas digitais, é um trabalho que deve estar contemplado no seu plano de lançamento e muita coisa pode ser feita por você mesmo. 



Vídeos


Vídeo é um dos formatos mais compartilháveis na internet pois são a representação visual da música e pode te ajudar a passar a sua mensagem e ampliar o entendimento da letra, por exemplo, mas também promover aproximação e identificação do artista junto ao seu fã.   


Com falado no inicio do texto, muitos artistas divulgam o áudio com capa da música na internet antes do lançamento oficial como maneira de sentir e preparar o público para o lançamento. Na sequência lançam o videoclipe oficial e/ou um lyric vídeo. É uma boa tática.


Ainda sobre este tema, você pode tentar fazer parcerias com sites especializados no seu gênero musical e promover a estreia do seu vídeo através dele ou mesmo promover a estreia no seu próprio canal, sempre divulgando com antecedência. Uma outra boa tática é publicar seu vídeo diretamente no facebook. A ferramenta aceita esse tipo de publicação e pode ser uma boa forma de engajar o seu perfil neste canal social.  



Faixas bônus e material exclusivo


Prepare versões acústica, ao vivo, ou ainda uma versão do áudio não finalizado. Esses arquivos podem ser utilizados como “prêmios” em suas estratégias de marketing. Em seu site, você pode disponibilizar estas faixas em troca de cadastros e depois utilizar esse mailing para divulgar shows ou novos lançamentos. Você pode ainda entregar a faixa bônus para quem salvar sua música no Spotify ou se inscrever em seu canal do Youtube.



Pense na continuidade


Em tempos de distribuição digital, crescimento acelerado de ouvintes nas plataformas e paralelamente o aumento exponencial de lançamentos semanais, programe-se para ter sempre material novo em vista. Isso pode ser muito bom por diversos motivos: 


  • Quem ouvir teu som em uma playlist ou em uma publicação das redes sociais e gostar, vai procurar mais material pra ouvir. É muito importante que você tenha sempre conteúdo atual  

  • A performance de uma música pode impulsionar as demais. Esse crescimento orgânico é essencial para o algoritmo das plataformas 

  • Você tem a possibilidade de medir qual música do álbum teve mais relevância e se basear nisso para seus lançamentos futuros

  • Você pode ainda lançar singles mês a mês e as melhores performances agrupar em um álbum, inclusive pode convidar seu público para indicar quais eles gostaram mais  

  • Você vai estar sempre na mente dos fãs, pois todo mês (ou pelo ao menos a cada dois meses) seu público — e o mercado — ouvirão notícias suas  

  • Sua relevância nas redes e plataformas de streaming aumentará gradativamente  

Sua música pode alcançar grandes resultados se você souber como divulgá-la bem. Se organize, planeje, faça checklist e cronograma das ações que irá executar e otimize tempo e investimento. Você pode adotar uma, duas ou todas essas estratégias, mas o importante é não ficar de braços cruzados esperando que o resultado venha.   Acompanhe nossos posts semanais, vamos continuar trazendo bastante conteúdo para te apoiar e te inspirar rumo ao sucesso. E se você chegou até aqui, aproveite para comentar e dizer o que achou do conteúdo, indicar temas que gostariam de acompanhar.


Até o próximo artigo. 

3 visualizações
® 2020 Todos os direitos reservados
logo_imusics_300px_branco.png