• Sthefane Torres

A vida de músico é uma maratona!

Defina suas metas para vencer.


A vida de músico é uma maratona não uma corrida de curta distância. Muitos músicos jovens pensam que eles vão “fazer acontecer” no primeiro ano lançando seu primeiro single, isso é muito comum e vemos isto todos os dias por aqui. Mas é preciso ser realista com relação às suas metas e conquistas. Claro que a sorte pode ajudar mas você não pode contar com ela para determinar ou não se você vai ter sucesso. Quanto mais duro você trabalhar mais rápido você você vai atingir a suas metas.




Reprodução: GIPHY


Mas quais são as suas metas? Você já tem isto definido? Você deseja se tornar um “Rockstar”? Isso é muito amplo, muito vago. Sua meta é fazer 1 milhão de reais? Essas, claro podem ser algumas métricas que você vai usar pra definir alguns pontos importantes na sua carreira mas elas precisam ser factíveis, concretas, para que você possa a cada dia da sua vida trabalhar nelas. É claro que as metas podem mudar, mas ter algumas metas pode te ajudar a se manter focado em cada estágio da sua carreira. Crie um documento chamado “A minha maratona da música” e separe em quatro sessões:



- Metas para 1 ano;

- Metas para 5 anos;

- Metas para 10 anos;

- Metas para 20 anos;


Para cada linha escreva, estipule onde você se vê em 1, 5, 10 e 20 anos. Você pode ter grandes metas, mas seja realista. Há vários caminhos diferentes para se obter o sucesso, mas nós não podemos definir suas metas pra você. Se você quer viver de shows ao vivo, ou de gravações em estúdio ou se você é um tipo de ser humano que tem medo de outras pessoas e só quer fazer música do seu quarto e distribuir online, então esses são alguns exemplos de pontos de partida das suas metas.


Reprodução: GIPHY




Vamos considerar que a sua meta seja produzir música e distribuir no digital, então a sua melhor amiga vai ser a internet e as plataformas de música (como Spotify, Deezer, iTunes, etc.), ou melhor, uma agregadora ou distribuidora digital, que faça a conexão e a divulgação do seu trabalho nestas plataformas.

Como exemplo, a sua meta de um ano poderia alcançar 5 lançamentos mensais, ganhar 100.000 plays, gravar com cinco artistas e ganhar 5000 novos seguidores neste ano.

Já em cinco anos pode ser atingir a meta de 5 milhões de plays, 50.000 seguidores, e uma renda mensal de R$10.000 por exemplo. Em uma progressão, a sua meta de 10 anos poderia ser atingir R$30.000 mensais com 10 milhões de plays e 1 milhão de seguidores. Já a sua meta de 20 anos poderia ser ser o seu próprio estúdio de gravação e produção e ajudar talentos que você possa identificar.


Reprodução: GIPHY



Uma vez que você tem a suas metas definidas você já pode ser mais profundo, mais específico.


Existe algum lugar da cidade que você queira tocar? Coloque no seu plano. Há algum artista que você deseja gravar com ele? Há algum produtor que você gostaria de trabalhar em conjunto!

Esses são alguns exemplos que podem te ajudar a definir suas metas. Imprima suas metas e cole algum lugar que você veja sempre. É bom acompanhar o seu desenvolvimento. Marque com uma caneta marca texto as metas que você já atingiu. Se Deus quiser depois do primeiro ano você vai ter uma planilha bem colorida. Mas imprima e deixe à vista, não faça só um documento no computador, assim você deixa as coisas mais tangíveis e, ao transferir suas ideias para o mundo físico traz mais peso e respeito às suas metas.




Reprodução: GIPHY



Caso você tenha uma banda ou uma equipe de apoio, faça discussões, encontros com todos os membros para que vocês estejam na mesma página. Tenha certeza de que as visões estão alinhadas e que essa maratona da música funcione para todos. Por isto é importante separar e dimensionar as expectativas. Garanta que as vontades não sejam incompatíveis. As metas e planos podem sempre mudar mas pelo menos vocês terão algum foco e direção. Geralmente os músicos não tem certeza de onde eles deveriam colocar os seus esforços, mas com essa planilha de metas você. pode garantir que vocês estão no caminho certo. Conte com a iMusics nesta maratona, para etapa temos uma solução que pode te ajudar.


Reprodução: GIPHY



67 visualizações
® 2020 Todos os direitos reservados
logo_imusics_300px_branco.png