• Sthefane Torres

7 dicas avançadas do Instagram para músicos



Se você está começando a investir no Instagram para divulgar a sua imagem ou a sua banda aqui estão 7 dicas de como utilizar o Instagram pensadas exclusivamente para os músicos!


Reprodução: GIPHY



1. Veja os Insights do Instagram ou o Instagram for Business


Isso pode levar 5 minutos, literalmente, e seu Insights mostrará a localização, a idade e o sexo de seus fãs e gostos, além de mostrar qual conteúdo está funcionando. É possível saber, por exemplo:


  • A porcentagem de homens e mulheres;

  • Em qual faixa etária está a maioria dos seguidores;

  • As localizações que concentram a maior parte deles (cidades e países);

  • Os horários e os dias da semana em que eles são mais ativos


Abra o aplicativo “Notas” no seu telefone e anote algumas observações para poder personalizar postagens futuras. Talvez sua base de fãs seja predominantemente feminina e você não tinha certeza se deveria postar suas experiências mais recentes do ponto de vista feminino em algum evento ou show, por exemplo. Talvez suas postagens em estúdio tenham mais envolvimento, suas análises mostrarão que você precisa postar mais algumas. Não tenha medo de ser criativo ao utilizar as informações que você obtém de suas análises




Reprodução: GIPHY


DICA DE APLICATIVO: Usamos um aplicativo gratuito chamado Command que pode ajudá-lo a encontrar colaboradores e concorrentes e fornecer estatísticas.


2. Ao ganhar novos seguidores no Instagram envie uma mensagem educada


Se você puder mandar uma mensagem para cada novo seguidor, faça isso! Caso contrário, escolha algumas por dia e envie uma mensagem significativa (não uma cópia, agradecendo por segui-lo!).


Outra ideia é enviar um GIF engraçado e começar uma conversa. Não envie sua música imediatamente, isso pode fazer você parecer ansioso. Faça isso no seu segundo contato.


Reprodução: GIPHY


Dica: Você pode ter sua música tocando em segundo plano em uma mensagem de voz.


3. Quando publicar no seu feed, também publique nos stories


Ao criar uma nova postagem, adicione também uma versão ligeiramente diferente da postagem (com comentários ou adesivos) com um texto como “Nova publicação! Confira!”.


Muitos influenciadores usam essa tática para direcionar tráfego para o feed deles, já que o algoritmo do Instagram às vezes pode empurrar sua postagem para baixo em um feed se o seguidor não for um fã ativo. Mas, como você sabe, os stories aparecem nesses pequenos círculos adoráveis na parte superior do seu feed do IG, então apareça onde será visto!



Reprodução: GIPHY



4. Comente com 5 palavras ou mais


Quando as pessoas comentarem suas postagens, não adote a abordagem preguiçosa e envie apenas um emoji ou dois! Certifique-se de usar a regra das “5 palavras ou mais” e comente com pelo menos 5 palavras únicas e que seja original. Apenas um emoji e um “Obrigado!” Não serão suficientes, porque isso não impacta o algoritmo. Dedique tempo para responder e aumente suas chances de ser nota dona plataforma como autêntico e engajado. Além disso, seus fãs irão apreciar isso e dedicar mais atenção e tempo a você. Quanto mais ativos e únicos os comentários da sua conta forem, mais o IG o favorecerá.



Reprodução: GIPHY


DICA: Use a função de ver mais tarde para ajudá-lo a gerenciar comentários que não puder responder na hora.


5. Use Hashtags relevantes e exclusivas para cada postagem


Há várias opções de apps para te ajudar a gerar hashtags relevantes para o Instagram com categorias e sub categorias de assuntos. Esses apps podem te ajudar a inserir automaticamente as hashtags mais populares e relevantes para suas fotos e também permite que o usuário crie uma coleção de hashtags. É importante variar as hashtags porque usar exatamente o mesmo grupo de hashtags colocará você na lista de spam da IG, minimizando suas chances de ser visto. Você quer ser visto como relevante então adeque as suas hashtags para cada postagem.



Reprodução: GIPHY


DICAS DE APLICATIVOS: “Tagit”, “Magnify for Instagram”, “Tags for Likes”, “TagsDock”, “Tagomatic”, “TagBlender”, “All Hashtag”.


6. Comente em contas de outros artistas do mesmo segmento


Organize uma lista de contas que estão dentro do seu gênero musicale, logo, terá acesso a uma base de fãs semelhante à uma base de fãs que você pode conquistar. Leia as postagens, escolha uma e faça alguns comentários divertidos, que você se identifique. Alguns fãs ficarão inclinados a verificar sua conta depois de ter gostado de um de seus comentários. Mas tenha cuidado, não exagere em uma postagem, gostando de todos os comentários. Isso pode classificar você e sua conta como spam. Você também pode ir um pouco mais longe e conversar com esses fãs, desde que você tenha algo não assustador para contribuir.



Reprodução: GIPHY



7. Programe e cronometre suas postagens


Verifique se você está postando nos horários ideais, de acordo com seu público. Gostamos do aplicativo Preview, mas existem muitos aplicativos por aí. Isso facilita muito a vida quando você agenda suas postagens e te ajuda a permanecer consistente. Além disso, é muito menos provável que você seja sugado pela toca do coelho do Instagram e perca um tempo precioso se tiver postagens planejadas e agendadas com antecedência.



Reprodução: GIPHY



7 visualizações
® 2020 Todos os direitos reservados
logo_imusics_300px_branco.png